Dicas de como conseguir emprego após os 40 anos

Publicidade


O candidatos que já ultrapassaram a faixa dos 40 de idade devem encarar a situação de forma positiva, aliás você possui quarenta anos de experiência. Então procure ter total confiança em tudo que aprendeu durante sua longa trajetória profissional. Segundo alguns especialistas, esses trabalhadores no geral têm essa qualidade.

Mesmo com um cenário do nosso país completamente em crise, muitos trabalhadores que durante muito tempo não trabalhavam estão voltando para o mercado de trabalho, dessa forma também os que foram demitidos após anos em uma empresa estão tentando uma recolocação. Então meu caro leitor idade nos dias de hoje não é documento.

A realidade é que a grande maioria desses profissionais a partir dos 40 anos é formada por mulheres, que necessitam ajudar sua família no orçamento doméstico e desejam voltar para o mercado. Também há as que buscam uma nova chance por interesse próprio de trabalhar, tendo em vista que sua vida já está estabilizada.

Publicidade


Dicas de como conseguir emprego após os 40 anos

Não se sinta excluída em nenhum momento e nunca deixe de demonstrar seu interesse de voltar. Além disso na maioria das empresas nos dias atuais, não tem nenhum tipo de preconceito referente a idade.

Geralmente o mercado de trabalho é muito competitivo sim, mas a experiência profissional e sua trajetória consistente nenhum jovem possuí. Os mais jovens é obvio que tem o seu espaço,mas o mercado de trabalho sempre busca por pessoas mais maduras para certas posições.

Um ótimo exemplo

Vou citar um exemplo de uma conhecida que tem hoje a idade de 57 anos, trabalhou durante muitos e muitos anos em uma empresa de São Paulo, ficou longe do mercado por três anos e mesmo assim não teve nenhuma dificuldade em se reposicionar, deixando para trás muitos novatos em fevereiro do ano passado voltou a exercer sua função no mercado de trabalho.

Em um certo momento em minha vida mudei de cidade e deixei o mercado de trabalho. Durante este período de afastamento decide então investir em alguns cursos, adquirindo assim um autoconhecimento no estado do Rio de Janeiro. Depois de certo tempo voltei a trabalhar, pois é muito gratificante para mim poder contribuir profissionalmente para o mundo.

Na realidade tive uma fonte de evolução pessoal muito extensa. Acionei então Networking (rede de relacionamentos). Logo de primeira consegui uma entrevista e em seguida uma colocação como consultora de gestão comercial, hoje tenho 59 anos e me sinto uma excelente profissional, e um fator que muito me ajudou foi ter confiança em mim mesma.

Citei nesta matéria duas experiências distintas, que serve como uma grande dica para você que se sente diminuído pela sua idade diante do mercado de trabalho. Afinal o que você deve ter em mente é a sua experiência e o que você ainda pode adquirir referente a ela.

Mesmo que tenha passado por um longo intervalo no exercício profissional ou boa parte da sua vida se dedicou as tarefas domésticas, neste caso a chave principal para você é autoconfiança e assim a porta da empregabilidade estará aberta, caso queira fazer uma mudança de percepção de muitas atividades como trabalho – o voluntariado é algo bem interessante para acrescentar no seu currículo.