Sabemos que ao decorrer dos anos muitas funções profissionais deixam de existir, não é mesmo? Então será que sua profissão atual vai existir daqui dez anos?
Pois na realidade sabemos que algumas das profissões em meio a tecnologia e mudanças avançadas, acabam perdendo seu espaço no mercado de trabalho.
E assim, chegarão em um ponto que infelizmente estarão fadados ao fracasso, da mesma maneira que muitas profissões antigas não existem mais.
Então, em que ponto está a sua profissão atual ? Já parou para fazer uma analise referente a essa situação? Permita-se, não só realizar reflexões sobre seu emprego atual, como também das carreiras que encontram-se em evolução.
Acredito que todos vão lembrar de profissões como datilógrafos e operadores de telefonia, pois então, naquela época eles eram essenciais. Mas, hoje não existem mais!
E tudo isso ocorreu devido a tecnologia avançada do mundo, e assim acontecerá com outras profissões em um futuro próximo.
De acordo com pesquisas realizadas em todo mundo, até o ano de 2020 cerca de dez profissões deixarão de existir.
Portanto, as profissões que vem sendo mais citadas ultimamente em pesquisas são: Os contadores, árbitros, caixas bancários e operadores de telemarketing.
Sem contar, as inúmeras outras profissões que também estarão nessa listagem até o ano de 2030.
Sendo assim, a orientação é que procure ter conhecimento na tecnologia que move o mundo através de suas dinâmicas profissões, para que não venha ficar para trás.
Conheça quais são as profissões que não existiam dez anos atrás
Há dez anos atras não existiam algumas Profissões que hoje são as mais revolucionárias em termos de crescimento financeiros, além de estarem em alta no mercado.
E toda essa transformação ocorreu devido aos novos produtos criados com tecnologias de ponta as quais acabam agregando valores primordiais as empresas.
Segue a listagem dessas profissões:
- Especialistas em Cloud Services;
- Gestores de Sustentabilidade;
- Designers de Experiências e Interface de Usuários;
- Arquitetos de Big Data;
- Gestores de Comunidades Online e Social Media;
- Especialistas em SEO;
- Desenvolvedores de Android/iOS;
- Especialistas em Marketing Digital.
Sua profissão atual terá necessidade daqui dez anos ?
Se colocarmos tudo em seu devido tempo, chegamos a conclusão que na época que seus avós trabalhavam, eles tinham tempo para novas adaptações, não é mesmo?
Mas, isso acontecia por que naquela época todas as transformações eram mais lentas, e não havia a tecnologia que podemos contemplar nos dias atuais.
Entretanto, atualmente grande parte da população está evoluindo de acordo com a surpreendente evolução tecnológica de hoje.
De forma que, ou você acompanha as novas tendencias ou ficará para trás, assim como muitas profissões que não existem mais nem em mapas, concorda?
Porém, não é nada fácil para algumas pessoas se adaptar, mesmo assim se esforce! Pois será que sua profissão vai existir daqui dez anos? É algo para pensar !
Como os dias, meses e anos estão passando com grande rapidez, assim também funciona a velocidade tecnológica, e a tendencia é aumentar cada vez mais esse ciclo.
Geralmente os especialistas no assunto apontam que cerca de 67% das crianças que estudam em escolas primarias, vão trabalhar em funções profissionais que para nós ainda existem.
A principio, pode até ser estranho ter em mente uma carreira a seguir e no meio da jornada ter que mudar, ou seja, não tem mais como levar uma profissão ao longo da vida.
Portanto, se observar por outro lado isso torna-se positivo para a maioria dos jovens estudantes do ensino médio. Pois, os mesmo poderão passar por pelo menos 5 ou 6 carreiras, ao longo de sua jornada no mercado de trabalho.
O que acontece no mundo em termos de tecnologia realmente é algo plausível, mesmo que muitos não tenha a mesma visão.
Esteja preparado para alterações futuras
Seja astuto, inteligente e não tenha medo de mudanças! Assim como as recentes tecnologias estiverem surgindo, sem dúvidas surgirá maneiras de produzir e criar valores em novas profissões.
E nesse caso se a sua profissão está dentro do índice das profissões ameaçadas, a única maneira de se proteger é estar por dentro nas novas tendencias e acompanha-los.
Será que você já se perguntou até que ponto é um profissional que gera valor? E no decorrer dos anos qual valor poderá gerar?
Pense, reflita e tenha sempre a mente aberta para novas tendencias, até mesmo na sua área, torne-se um profissional de valor. Saiba que ser um profissional de valor significa acompanhar tudo que poderá agregar conhecimentos a sua carreira.
Sob o ponto de vista de muitos profissionais, o essencial para eles é somente cumprir o que lhe foi designado, nada mais.
E ali passa horas e até anos, sentado em uma cadeira achando que seu trabalho é medido pelo período que passa sentado em sua mesa.
No entanto, o que deveria pensar é em que nível de produção e rendimento está seu trabalho, para que através da empresa ele chegue para sociedade causando bom impacto.
Mas, infelizmente alguns profissionais vivem de forma mecânica em relação as suas funções. Ou seja, o que importa para eles é somente um salario no final do mês, e nada mais.
Não importam-se com valores pessoais, muito menos profissionais, apenas mecanismo!
Consequentemente, essas pessoas que trabalham feitos robôs mecânicos, dificilmente conseguirão acompanhar a tecnologia que avança com rapidez.
Mas, a partir do momento que esses profissionais decidem encarar essas transformações tecnológicas, como se fossem degraus a subir para o sucesso e realização financeira, conseguirão ter uma outra visão.
É isso que devem apostar, conseguir ir além da sua função é primordial, praticar a autogestão também é importantíssimo.
Pois somente assim não terá mais preocupações com sua atual profissão, muito menos vai ficar pairando sobre sua cabeça, será que sua profissão atual vai existir daqui dez anos, concorda?
Dedique-se a novas oportunidades, aposte em novos mercados, não estacione pois você é capaz de revolucionar sua carreira.