Dicas para profissionais de TI que estão começando a carreira

Publicidade


Saiba que através desse artigo, encontrará dicas para profissionais de TI que estão começando a carreira !

Gostar de gadgets, ser bom em lógica, ter curiosidade sobre como os aparelhos funcionam e ter um diploma universitário não são suficientes para quem quer seguir carreira no mercado de tecnologia da informação.

Mesmo que a região esteja desprovida de profissionais ,atualmente existem cerca de 106 mil profissionais de TI no Brasil, segundo a consultoria IDC, e esse número deve subir para 797 mil.

Publicidade


Mas, para encontrar um emprego requer muito conhecimento, não é mesmo ?

E muitas vezes são qualificações específicas e oficiais certificações, além de vontade de acompanhar as novidades.

Para aqueles que estão começando agora, separamos cinco dicas que podem ajudá-lo a começar sua carreira.

Dicas para profissionais de TI que estão começando a carreira


Dicas para profissionais de TI que estão começando a carreira

1. Escolha generalista ou especialista

Como a área de TI é tão vasta, é possível que um profissional se especialize em uma área e se torne um especialista naquele assunto.

No entanto, algumas pessoas não se especializam em uma determinada área e sabem um pouco sobre tudo.

Neste último caso, o profissional tem perfil generalista, perfeito para quem é da área técnica e pretende gerenciar diferentes subáreas de TI.

Generalista, embora conhecedor, não se aprofunda em uma área, mas pode participar de projetos de implantação e programas de soluções técnicas.

Consequentemente, auxiliando analistas de diferentes departamentos, como desenvolvimento, banco de dados ou infraestrutura.

Esse profissional normalmente possui habilidades para integrar equipes, e conhecimento para gerir pessoas e projetos, e é considerado multidisciplinar.

Já um especialista possui conhecimentos técnicos, teóricos e práticos em áreas pelas quais tem mais afinidade ou facilidades.

Tais como banco de dados, redes, arquitetura da informação, programação, processamento, segurança, sistemas, etc.

É importante que o profissional também tenha uma especialização secundária, para não ficar limitado em fornecer soluções.

Aliás, o mercado precisa dos dois tipos de profissionais.

Por isso, analise seu perfil, suas habilidades e suas áreas preferidas para fazer a melhor escolha para sua carreira.

Afinal, continue a leitura sobre as dicas para profissionais de TI que estão começando a carreira.

2. Compreender as áreas de conhecimento onde a TI pode ser aplicada

A tecnologia da informação pode ser utilizada em diversas áreas, acabando por ampliar as possibilidades de atuação do profissional de TI.

Isso também cria a oportunidade de combinar outras áreas de conhecimento e interesse (em princípio não diretamente relacionadas à tecnologia) com seu trabalho como gerente, supervisor ou analista.

Quem atua na criação de projetos de software pode fornecer soluções de gestão para áreas contábeis e administrativas, ou programas de coleta de dados industriais.

Também é possível se especializar na área de logística, criando sistemas de gestão de transportes.

Ou na área jurídica, fornecendo informações técnicas de apoio a ações que envolvam licenças de uso, ou ainda auxiliando câmaras de comércio específicas, na elaboração de legislação de software.

Há também os que atuam no esporte, criando softwares de simulação para estratégia de jogo na comunicação, desenvolvendo tecnologias de transmissão de dados.

Como na área ambiental, minimizando as necessidades de uma empresa e o impacto no meio ambiente.

Muito provavelmente, basta identificar problemas ou oportunidades em diferentes áreas do conhecimento, que podem ser solucionados ou melhorados por aplicações de TI.

3. Corra atrás da certificação oficial

Não só na área de TI, mas em todas as atividades profissionais, ir além do ensino superior é necessário para garantir uma boa colocação no mercado.

Para quem trabalha com tecnologia, uma das melhores formas de adquirir e demonstrar seus conhecimentos é por meio de certificações oficiais, como ITIL, COBIT, ISO 20000, ISO 27001, SOX, BSC e BPM.

As certificações de empresas como Microsoft, Oracle, Novell, SAP e Cisco estão em alta demanda.

Para isso, procure centros ou escolas profissionais de tecnologia da informação credenciadas, que ofereçam cursos em suas plataformas.

Os alunos seguem sua formação fazendo uma avaliação online aplicada por uma instituição reconhecida internacionalmente.

Um MBA em gerenciamento de projetos já é um grande diferencial se você optar por um generalista.

Mas para um especialista, o domínio de uma tecnologia específica pode ser mais valioso.

As certificações oficiais que exigem mais dedicação são a base, pois fornecem conhecimento técnico prático.

Ambos são muito valorizados nas empresas, e permitem que você pule a etapa de treinamento, se conseguir uma colocação.

4. Mantenha-se sempre atualizado

Mesmo que você já possua uma certificação oficial e esteja atuando no mercado, você deve estar sempre atualizado com as últimas novidades de TI.

Isso porque o mercado de tecnologia é muito dinâmico, e em poucos meses muita coisa pode mudar, e novas tendências podem surgir, além de novas áreas de atuação.

Sempre procure atualizações em bancos de dados, sistemas operacionais, sistemas de gerenciamento de negócios, ferramentas de administração de rede, ferramentas de desenvolvimento e outras plataformas.

Atualmente, as áreas com maior demanda por talentos profissionais são computação em nuvem, big data, mobile e social commerces.

5. Seja proativo

Antecipar problemas, dar-se tempo para novos projetos e sempre apresentar soluções, não é apenas uma forma de mostrar que você está desconfortável.

Ao ser proativo, você acaba aproveitando para conhecer mais sobre a empresa em que trabalha e aprender mais.

Destina-se principalmente a quem é novo na empresa e ainda está em fase de adaptação.

No começo, o trabalho costuma ser mais lento para que os profissionais se adaptem, porém, é nessa hora que você tem que mostrar que quer fazer um bom trabalho.

Portanto, não espere apenas que as pessoas repassem projetos, faça você mesmo, questione, peça conselhos, coloque-se à disposição.

Também deixará uma boa impressão em sua equipe, e seus colegas o verão como um profissional dinâmico e comprometido com o sucesso da empresa.

Acreditamos, que nesse momento tenha compreendido todas as dicas para profissionais de TI que estão começando a carreira, basta colocar em prática.