Jovem Aprendiz| Conheça as oportunidades e saiba como se inscrever

Será através desse artigo, que você conseguirá entender como realmente funciona o projeto jovem aprendiz!

Anúncio

Primeiramente, vamos deixar bem claro que somos um site informativo, sem nenhum vínculo com nenhuma dessas empresas.

Portanto, nosso único objetivo é apenas passarmos as informações necessárias, para que os jovens possam iniciar sua carreira profissional.

Anúncio

Sempre com intuito de divulgar as empresas que fazem parte desse excelente projeto, além de mencionar as vagas disponíveis tanto para estagiários como aprendizes.

O projeto jovem aprendiz, foi criado pelo Governo Federal através da Lei de n°10.097/2000, a qual afirma que todas empresas de médio e grande porte, devem contratar os aprendizes.

Mas, para obter todas as informações sobre como funciona a Lei, os benefícios, os requisitos e quais são as empresas participantes, orientamos que continue sua leitura.

Empresas que participam do projeto jovem aprendiz

Todas as empresas que mencionaremos nesse artigo, fazem parte desse excepcional projeto criado pelo Governo Federal.

Estaremos fazendo uma prévia da história de cada uma delas, e caso tenha interesse basta inscrever-se!

Lojas Melissa

Na cidade de Farroupilha em 1979 foi fundada a empresa Melissa, pelo Sr. Pedro Grendene Bartelle.

Nos dias atuais a empresa possuí 336 lojas Clube Melissa no Brasil, com o total de 24 mil funcionários, sendo que uma porcentagem deles são aprendizes.

Lojas Americanas

Essa tão conceituada loja, no ano de 1929 foi fundada pelos SRs. John Lee, Glen Matson, James Marshall, Batson Borger todos americanos e pelo austríaco Max Landesmann.

Com mais de 1.300 lojas tornou-se uma das principais redes de varejistas no país, e contrata Jovens Aprendizes anualmente.

SBT

O SBT emissora de televisão, foi fundada no ano de 1981 pelo Sr. Senor abravanel um conceituado empresário.

É considerada a 2° emissora mais assistida de todo país, a mesma entrou no ar no dia 14 de maio de 1976 com nome de TVS.

Instituição Senai

Criada no ano de 1942, no dia 22 de janeiro pelo decreto do presidente da época Sr. Getúlio Vargas.

A mesma foi estabelecida no Brasil para suprir as necessidades na área do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e para capacitação de profissionais.

Rede Globo

A emissora de televisão mais assistida do mundo, foi fundada no ano de 1965, no dia 26 de abril com a sua 1° transmissão ao vivo.

Seus fundadores são os Srs. Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho, sendo considerada uma das emissoras com maior índice de faturamento. Lembrando que ela oferece diversas vagas todos os anos.

Lojas Marisa

Uma das lojas brasileiras mais fashion, com excelentes looks foi fundada no Estado de São Paulo em 1948, pelo Sr. Bernardo Goldfarb.

Sua 1° loja foi em São Paulo vendendo somente bolsas, depois expandiu com as malhas femininas por todos os Estados brasileiros.

Atualmente, trabalha com roupas femininas, masculinas, acessórios entre outros. Tornou-se um verdadeiro sucesso !

Senac

A história do Senac começou á acontecer no ano de 1946, no dia 10 de janeiro, quando foi decretado pelo Governo Federal a criação de escolas.

Assim, o Conselho Nacional do Comércio recebeu do Governo esse decreto, então no dia 13 de julho foi iniciado os primeiros trabalhos na instituição do Senac.

Seu principal intuito é ensinar os jovens nas atividades de turismo, comércio de bens entre outros serviços atuais.

Samsung

A empresa foi fundada pelo Sr. Byung Chull Lee, no ano de 1938 na Coreia do Sul, e nessa época exportava para china alimentos.

Atualmente, a empresa possuí 35 centros de pesquisas, 39 fábricas e mais de 320 mil funcionários.

Sendo 2 fábricas estabelecidas no Brasil, com cerca de 10 mil funcionários, a mesma abre vagas anualmente e participa do projeto jovem aprendiz.

Extra

O supermercado Extra surgiu através da necessidade do grupo Pão de Açúcar em modernizar e reformular sua rede.

Sendo assim, o Extra começou sua jornada no ano de 1971, e hoje tem estabelecido no Brasil, 204 Supermercados Extra, 138 hipermercados, 100 lojas de Mini-mercados, 73 postos Extra e 148 drogarias Extra.

Sendo considerada uma das maiores redes no Brasil, a qual oferece inúmeras vagas de emprego anualmente através do projeto para o jovem aprendiz.

Ciee

O Ciee foi fundada em 1964 em São Paulo pelo centro de integração empresa-escola/fundação.

Porém, teve algo que marcou o Ciee com grande desenvolvimento, que foi sua parceria com a Caixa Econômica Federal no ano de 1981.

Pois, além de ser para o jovem uma ajuda de custo, ainda realiza a capacitação teórica e prática através dos seus ensinamentos.

Com mais de 200 unidades espalhadas por todo Brasil, colabora com o crescimento dos jovens aprendizes.

BMW

A importadora de veículos veio para o Brasil no ano de 1995, porém somente em 2014 inaugurou sua primeira fábrica em território nacional.

Fundada em 1916, pelos Srs. Karl Rapp e Gustav Otto, atualmente parceira de um dos maiores projetos de aprendizagem aos jovens brasileiros.

Nos dias atuais tem cerca de 120.726 funcionários em sua empresa no Brasil, sendo separado sua cota para a contratação dos aprendizes.

Órgãos responsáveis pelo jovem aprendiz

Agora saiba quais são os órgãos responsáveis, que o jovem pode procurar se houver falhas na empresa em que foi contratado.

  • Superintendência Regional do Trabalho;
  • Conselho Tutelar da Cidade;
  • Conselho Municipal da Criança e Adolescente.

Sendo assim, qualquer atitude irregular dentro da empresa, são esses órgãos que deverá procurar para reclamações.

Pois, todos eles são órgãos de fiscalização, regulação e monitoramento da Lei de qualquer jovem aprendiz em todos os Estados.

Lei do projeto jovem aprendiz

No ano 2000 foi estabelecida pela Lei da Aprendizagem, que toda empresa renomada deverá separar uma cota que tem a variação de 5 á 15%.

Essa cota refere-se aos jovens aprendizes, que devem ser contratados pelas empresas que fazem parte do projeto.

E de acordo com essa mesma Lei, foi determinado todas as regras e benefícios para sua contratação.

Lembrando que o projeto tem como objetivo, realizar a capacitação de jovens e adolescentes para o mercado de trabalho.

Geralmente, esse projeto oferece ao jovem durante o período de até dois anos, um curso gratuito de aprendizagem para seu desenvolvimento.

Através desse curso o jovem poderá ter seu ensinamento prático e teórico, ou seja, na própria empresa que o contratou e na sala de aula.

Também, vale ressaltar que o jovem que participou do projeto em determinada empresa, não poderá mais concorrer na mesma.Porém, nada o impede de concorrer a novas vagas do projeto em outras empresas.

Mas, para que isso aconteça, o candidato deverá estar dentro do limite permitido pelo projeto que é ter até 24 anos.

Currículo do jovem aprendiz

Estaremos mencionando de uma maneira bem simples, para que possa enviar seu currículo as empresas que tem interesse de ser um futuro colaborador.

Primeiramente, seus dados pessoais, residenciais, telefones para contato e e-mail atualizados.

VEJA TAMBEM:

Logo após, sua escolaridade, cursos complementares, participação em palestras, cursos online e por fim atividades complementares.

Dessa maneira, você conseguirá elaborar um currículo bem estruturado e objetivo, para poder enviar tranquilamente mesmo que não tenha nenhuma experiência.

Mas, não se esqueça que a parte principal, e que sempre chama atenção dos recrutadores é que tenha um currículo coerente, ou seja, começo, meio e fim.

Ah! Sem nenhum erro de português, o que demonstrará que você é um candidato dedicado em seus estudos. Veja como fazer um currículo para primeiro emprego.

Denominações do projeto

Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas, por isso estaremos mencionando sobre um assunto comum entre os jovens, e que gera dúvidas. Vamos lá !

Em todo território brasileiro, existe o projeto jovem aprendiz, porém existem várias denominações diferentes sobre o nome do projeto.

Porém, essas denominações que os jovens acham que é uma diferente da outra, são todas iguais, com as mercas regras e significados.

Exemplos das denominações: Jovem aprendiz, Menor aprendiz, Aprendiz legal, Adolescente aprendiz, e Conexão aprendiz.

Enfim, só mudam os nomes, mais todas elas fazem parte de um único projeto ligado a Lei da Aprendizagem.

Para resumir da mesma maneira que falamos do projeto jovem aprendiz, outros dizem programa jovem aprendiz.

Espero ter sanado com suas dúvidas, até o presente momento da sua leitura, mas continue conosco e aprenderá muito mais.

Ainda nesse artigo, estaremos ensinando cada jovem a realizar sua inscrição, e mencionando sobre os benefícios oferecidos aos selecionados. Continue conosco!

O que o projeto espera do jovem aprendiz

Estaremos deixando as regras bem claras e objetivas aos jovens leitores, para que vocês possam candidatar-se á essa excelente oportunidade.

Saiba que diante dos olhos de muitos empresários e recrutadores, é muito gratificante para um jovem ter o 1° registro em sua carteira como aprendiz.

Por isso, se tem o desejo de ser selecionado, por uma das empresas parceiras do projeto, fique ciente que é essencial demonstrar interesse.

Conheça as formas de demonstrar interesse

A princípio, sabemos que para se tornar um jovem aprendiz de excelência, é necessário ser muito responsável.

Então, não se esqueça dessas dicas quando conseguir alcançar sua vaga no projeto, pois fará toda diferença em sua rotina profissional.

Entregue sempre os melhores resultados que puder, ou seja, dedique-se o máximo a essa chance.

Jovem Aprendiz, conheça mais sobre o projeto
Jovem Aprendiz, conheça mais sobre o projeto

Quando conhecer os colaboradores da empresa, procure conviver e respeitar todos, independente de suas diferentes atitudes e pensamentos.

Procure sempre aprender e qualificar-se para a profissão designada.

Seja sempre grato as críticas construtivas, as positivas e até mesmo as negativas, pois deverá saber lidar com cada uma delas.

Todos tem seu lado crítico, mas não se esqueça de ser criativo ao mesmo tempo, isso vai te ajudar tanto com a empresa, como para seu próprio desenvolvimento pessoal.

Resumindo, o que desejamos é que consiga ter uma excelente conexão com todos ao seu redor, para quem sabe consiga ser efetivado.

Mas, para que isso aconteça depende muito das sua atitudes diárias dentro da empresa, é obvio que no início não será muito fácil essa tarefa.

Entretanto, acreditamos que todo jovem que nunca trabalhou pode ser moldado diariamente com boas ações.E assim, conquistar sua independência profissional e financeira. Veja como ser um bom Jovem Aprendiz.

Projeto jovem aprendiz e o processo seletivo

Conheça o projeto fundamentado na Lei da Aprendizagem, e como é realizado o processo seletivo, de cada jovem candidato.

Assim, como todos os itens aqui mencionados são mediados pelas cláusulas do Governo Federal, a qual tem obrigações junto ao projeto.

Sendo a mesma também responsável, por todos os processos que envolvem os candidatos e as empresas, indica para fazer parte do projeto apenas empresas de boa índole.

Portanto, os jovens pode ficar tranquilos, pois somente tem vínculos com esse excelente projeto, empresas brasileiras sérias.

Agora vamos mencionar as fases do processo seletivo que os candidatos passaram no decorrer da pré-seleção:

  • Referente ao seu cadastro, deverá entregar documentos comprovativos;
  • Terá uma entrevista singular;
  • Haverá entrevista em conjunto;
  • Um teste psicológico individual;
  • Por fim exames necessários de saúde.

Como pode observar, o processo seletivo é a rotina de todas as empresas para definir o perfil de cada candidato a vaga.

Concluindo esse processo, o jovem terá um curso gratuito para capacitar-se profissionalmente para o cargo.

Logo após o término, será direcionado a área que mais se encaixou durante o período da pré-seleção e conclusão de sua capacitação.

Vou citar alguns dos setores que os selecionados, podem ser direcionados: logística, administrativo ou atendente.

✅   Conheça mais vagas para Jovem Aprendiz !!!

Mas, vale lembrar que poderá ter atributos que sejam favoráveis na sua contratação, ou seja, o que chama a atenção dos recrutadores.

Veja quais são: Pacote Office – Conhecimentos de nível intermediário ou básico em informática, que tenha boas notas na escola, e que saiba elaborar um currículo sem erros de gramática.

Projeto jovem aprendiz e seus requisitos

Toda empresa possuí suas regras, assim como os requisitos obrigatórios para contratação de qualquer funcionário.

No projeto jovem aprendiz, é da mesma forma! Portanto, tenha conhecimento de quais são esses requisitos.

Caso, você se encaixe em todos eles, basta continuar sua leitura, e no final desse artigo escolher em qual empresa, estará se candidatando.

  • Ter de 14 a 24 anos de idade;
  • Estar cursando o ensino médio ou fundamental em escola pública, caso seja escola privada deverá comprovar que seja bolsa;
  • Possuir a disponibilidade para trabalhar de 4 a 6 horas diariamente;
  • Não possuir registro na carteira de trabalho.

Esses são os principais requisitos, para sua participação no processo seletivo jovem aprendiz.

Porém, vale ressaltar que algumas empresas oferecem prioridades aos jovens de baixa renda familiar, mesmo não fazendo parte dos requisitos obrigatórios.

Assim, como existem empresas que tem como preferência, contratar jovens com a idade máxima de contratação estabelecida pelo projeto.

Então orientamos aos jovens interessados, que sempre leiam os artigos até o fim, antes de se candidatarem para analisar todos os itens mencionados.

Importante: O projeto jovem aprendiz é aberto a todos os PCD,(portadores de deficiência física), tendo uma particularidade que é a não existência de limite de idade.

Sendo assim, o portador de deficiência física poderá inscrever-se no projeto, até a idade máxima de 50 anos de idade.

Também tem uma regra especifica em casos de deficiência intelectual, ou seja, o selecionado poderá permanecer na empresa por mais de 2 anos.

Porém, isso somente ocorre se a sua vaga for validada pelo ministério do trabalho e emprego.

Bem como todos podem observar, o projeto jovem aprendiz em nosso país, ajuda milhares de brasileiros em diversas situações e tudo de acordo com a Lei.

Projeto jovem aprendiz e seus benefícios

Desde o início ressaltamos, que esse projeto tem como intuito ajudar os jovens brasileiros e inexperientes!

Por esse motivo o Governo incentiva as empresas para que os contratem apenas por meio período, para não atrapalhar seus estudos.

Sem dizer que, com essa chance eles podem crescer profissionalmente através da iniciação dentro do projeto.

Levando em consideração a situação econômica do país, realmente não podem deixar passar essa oportunidade.

Saiba agora, quais os benefícios estabelecidos por Lei para todo jovem aprendiz que é selecionado!

  • Salário de acordo ao mercado vigente;
  • Carteira registrada;
  • Assistência odontológica e médica;V.A-vale alimentação;
  • V.T- vale transporte;
  • V.R-vale refeição;
  • Remuneração nas férias;
  • Fundo de garantia;
  • Décimo terceiro salário.

Algumas empresas declaram que as chances do aprendiz ser efetivado após o término do seu contrato é muito grande.

Mas, para que seja realmente efetivado vai precisar dar o seu melhor dentro da empresa, e procurar estar sempre evoluindo, para que se destaque.

Como realizar sua inscrição

Geralmente as inscrições são realizadas pela internet, no site oficial de cada empresa que sempre estão em destaque nos sites informativos.

As inscrições é feita de maneira simples e rápida, pois sempre deixamos o link de acesso a cada site.

E ao acessa-lo, basta cadastrar-se e fazer o login, então siga todos os passos para o seu cadastramento.

Em seguida preencha corretamente todos os dados que forem solicitados, não se esquecendo de deixa-los atualizados, por fim basta enviar seu currículo.

Fique ciente que toda empresa do projeto jovem aprendiz, ao qual se cadastrou entrará em contato com você pelos seus dados deixados na sua inscrição.

Mas, caso tenha interesse em realizar sua inscrição no projeto jovem aprendiz, estaremos mencionando algumas empresas que são parceiras.

As quais você poderá se inscrever! Vale lembrar que toda empresa admira, os jovens que já foram voluntários em qualquer tipo de instituição.

Enfim, agora você está ciente de como realmente funciona o projeto jovem aprendiz, então não perca essa chance de conquistar sua independência financeira.

✅   Conheça mais vagas para Jovem Aprendiz !!!

Boa Sorte !

0