Em momentos de crise, muitos trabalhadores ficam receosos, com medo de perder seus empregos. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que existe sim a possibilidade de crescer no emprego mesmo em períodos de crise econômica.
Assim como acontece com empreendimentos, é no momento de crise que muitos profissionais conseguem se destacar. Afinal, quem consegue apresentar um excelente desempenho em um momento tão crítico, também consegue ter uma performance ainda melhor quando o mercado está em ascensão.
Além disso, é durante a crise que muitos profissionais conseguem se reinventar.
E se você deseja saber como crescer no emprego mesmo quando o cenário não é favorável, continue lendo esse post e confira algumas dicas que separamos sobre como crescer no emprego mesmo em períodos críticos. Confira!!
Dicas para crescer no emprego mesmo em momentos de crise
Mantenha-se preparado para adversidades
A primeira coisa que você precisa fazer para crescer no emprego durante a crise é se preparar para adversidades. Para isso você precisará:
- Poupar dinheiro;
- Aperfeiçoar os seus conhecimentos;
- Criar relacionamentos com pessoas do seu ambiente profissionais.
São esses três pilares que lhe ajudarão a se preparar para qualquer imprevisto.
Estude o mercado
Quando as pessoas ouvem a palavra crise, a grande maioria automaticamente fica amedrontada, mas sem ao menos saber a situação do mercado. Elas começam a replicar informações, sem de fato entender o que elas significam, ou até verificar se são verdadeiras.
E isso representa um grande problema. Afinal de contas, o medo é um sentimento que muitas vezes lhe impede de agarrar oportunidades únicas. Por isso, entenda o mercado. Saiba a situação da empresa, mas, também, dos concorrentes, assim será mais fácil se posicionar.
Não crie mais problemas, arranje soluções
Outra dica para crescer no emprego mesmo estando em crise é não ficar criando ainda mais empecilhos. Muitos profissionais tendem a criar ainda mais obstáculos, sendo que eles nem mesmo existem.
Por exemplo, talvez você possa fazer o curso de especialização que falta para aquela promoção que tanto sonha. Mas, mesmo tendo condições financeiras e de tempo, você não faz, porque o mercado está em crise.
Não tenha esse tipo de atitude, nesse caso a especialização é justamente a solução para você crescer no emprego, e não o obstáculo.
Desenvolva o autoconhecimento
Mais do que conhecer o mercado, você também precisa conhecer a si mesmo para se posicionar de forma correta.
Muitas decisões impensadas são tomadas porque os profissionais não sabem realmente o que desejam para a carreira, ou se tem as competências necessárias para o próximo passos.
Por isso, faça um exercício e comece a pensar em tudo aquilo que você realmente almeja na sua carreira, e como isso pode ser alcançado.
Não se desmotive
A dica mais importante para que você consiga crescer no emprego mesmo na crise é não se desmotivar. Com toda a certeza os obstáculos irão surgir, mas não são eles que irão determinar o seu sucesso, mas, sim, a forma como você lida com eles.
Persevere, persista e se mantenha motivado.
Assim, mais do que crescer no emprego você conseguirá se fortalecer como profissional, e, como pessoa. Afinal, momentos críticos como esse servem justamente para nos deixar ainda mais fortes e preparados.
Portanto, seguindo essas dicas, você terá condições de se fortalecer no emprego e garantir o seu cargo, mesmo que o cenário atual não esteja lhe favorecendo.