A juventude que está querendo ingressar no mercado de trabalho precisa conhecer as áreas que mais buscam jovem aprendiz.
Essa modalidade que muitas empresas possuem é uma excelente maneira de adquirir experiência, e já aumentar as chances de uma vaga integral no mercado de trabalho.
Além de ficar de olho nos setores que mais buscam por esse tipo de profissional, os jovens também devem ficar atentos quanto a época do ano. Geralmente o primeiro trimestre é o que tem mais vagas.
Continue lendo esse post e conheça as principais áreas onde a busca por jovem aprendiz é maior. Quem sabe em uma delas você não encontra a oportunidade que vai mudar sua carreira.
Confira!
As áreas que mais buscam jovem aprendiz
Atualmente as áreas que mais buscam jovem aprendiz são a de varejo e indústria. Segundo especialistas, boa parte dessas empresas são de médio e grande porte. E por lei elas são obrigadas a terem de 5% a 15% da mão de obra jovem.
Um dos grandes diferenciais de você buscar por esse tipo de vaga nesses setores é que a maioria das empresas oferece plano de carreira. Ou seja, você poderá crescer e até mesmo se aperfeiçoar.
É o caso dos supermercados, por exemplo. Em várias redes o jovem pode começar como aprendiz, etiquetando produtos, e posteriormente ir para o departamento administrativo ou até mesmo para o de finanças.
Dicas para quem deseja ingressar como melhor aprendiz
Agora que você já conhece as áreas que mais buscam jovem aprendiz, não deixe de conferir essas dicas para ingressar em empresas.
Demonstre interesse no aprendizado
Essa primeira experiência é extremamente voltada para o aprendizado. Os recrutadores tendem a valorizar candidatos que demonstrem esse interesse em aprender e crescer dentro da empresa.
Conhecimentos gerais
Como as vagas para jovem aprendiz geralmente não são específicas, a maioria dos processos seletivos irá exigir conhecimentos gerais por parte dos candidatos. Por isso, não deixe de se preparar nesse sentido.
Além disso, o domínio sobre a Língua Portuguesa e conhecimento em informática também são competências indispensáveis na grande maioria das vagas do gênero.
Foque nas habilidades e cursos
Na hora de fazer o seu currículo para concorrer a vaga de menor aprendiz, não deixe de focar nas suas habilidades e cursos.
São esses itens que poderão te destacar dos demais candidatos.
Cursos de línguas, por exemplo, são sempre valorizados. Principalmente por empresas que possuem atuação em outros países.
Além disso, experiências como intercâmbio também são válidas. Mas, lembre-se de só colocar no seu currículo aquilo que tem relação com a vaga.
Dinâmicas de grupo
Na maioria das empresas os processos seletivos incluem dinâmicas em grupo. Esse tipo de atividade visa, principalmente, avaliar a capacidade dos candidatos trabalhem em equipe.
Logo, é necessário dar mais atenção para essa questão. Afinal de contas, nenhum empregador vai querer contratar um profissional que não consegue fazer um vistoso trabalho com os demais funcionários.
O ideal é que na dinâmica de grupo você se mostre receptivo a sempre solucionar os problemas, trabalhando com os outros candidatos.
Agora que você já conhece as áreas que mais buscam jovem aprendiz, e viu algumas dicas de como conquistar a sua vaga, não deixe de buscar pela sua oportunidade.